Taekwondo no Brasil

Em 1970 é enviado ao Brasil pelo general CHOI, o grão mestre SANG MIN CHO Faixa Preta 8º Dan com a missão de implantar e difundir o tae kwon-do. E este se instalou em são Paulo-SP, cumprindo com êxito a missão dada a ele. Pois a aceitação foi muito grande e por isso em 1971 e 1972 vieram diversos mestres como: Sang In Kim, Kwn Joon Kwon, Gun Mo Bang, Woo Jae Lee, Kwong Sôo Shin, Joo Roul Kim Ku Han Kim e Ke Joon Lee. Instalando ambos no eixo Rio x São Paulo. Devido a isso em 1973 foi realizado o primeiro campeonato de Tae Kwon-Do no Rio de Janeiro e conseqüentemente o primeiro campeonato Brasileiro de tae kwon-do, ano que a CND ( Conselho Nacional Desporte) reconheceu o tae kwon-do.
Em seguida chegaram um novo grupo de mestres para realizar demonstrações de técnicas avançadas em vários estados do Brasil, e alguns permaneceram no país como: Yong Min Kim, Te Bo Lee, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Hong Soon kang Sung Jang Hong, Jung Do Lim e permanecendo no estado de Minas Gerais CHANG SEON LIM Faixa preta 9º Dan, que com seu esforço e trabalho digno formou grandes mestres, vou citar alguns como: Mestre José Mário, Mestre João Andrade Batista, Mestre Marcelino Soares Barros, Mestre Rogério Rocha, Mestre Martinho, Mestre Vandir e vários outros.
Em 28 de fevereiro de 1984, foi fundada pelo Grão Mestre Chang Seon Lim e sr: Geraldo Soares Filho a ( FEDERAÇÃO DE TAEKWON-DO DO ESTADO DE MINAS GERAIS) “FTEMG”. Para controlar a expansão do tae kwon-do Mineiro e conseqüentemente para organizar e reconhecer os Mestres, professores e praticantes. Dando-os o apoio necessário para o crescimento da arte e do esporte olímpico no estado. Sendo considerada uma das mais importantes federações de tae kwon-do do Brasil e reveladora de grandes atletas olímpicos.
Em 21/02/1987 foi fundada a Associação Brasileira de taekwon-do (ABT), sendo homologada o estatuto da ABT pelo ministério da educação em 04/06/1987.
Em 17/12/1987 o COI concedeu a vinculação a ABT.
Em 06/12/1990 a CND aprovou a alteração da ABT para CBTKD (Confederação Brasileira de Tae kwon-do) tendo como presidente atual (2004) grão Mestre Yong Mim Kim.
Em 04/09/1994 o COI aprova a admissão do Taekwon-do nos jogos olímpicos.
Em 25/11/1994 o COI concede filiação da CBTKD, face a inclusão do taekwon-do nos jogos internacionais.
Em 2000 o tae kwon-do estréia nas olímpiadas de sidney com uma Brasileira e quase conquista uma colocação, porém só do Brasil estreiar com uma atleta já é uma vitória.
Em 2004 O Brasil é representado novamente com três atletas 1 feminino e 02 masculinos conquistando 02 (dois) 4º lugar.
Em 2005 o tae kwon-do Brasileiro mais uma vez mostra sua potência no campeonato mundial trazendo uma medalha de ouro coma atleta Natalia Falavigna e medlaha de prata com o atleta Marcel Wenceslau colocando o Brasil no 5º lugar do mundo.
Em Agosto de 2005 o tae kwon-do conquista sua vaga nos jogos olímpicos de 2008 e 2012.
Com essa ascendência e popularização do taekwondo de Norte, Sul, Leste e Oeste do país é considerado hoje no Brasil e em todo o mundo, um dos esportes mais procurados por adeptos da adrenalina olímpica ou por aqueles que almejam somente uma preparação saudável através do corpo e da mente. Conquistando uma vida mais sadia e disciplinada.